Encontro Maçã de Alcobaça IGP – Qualidade, Inovação e Sabor

12.11.2018

​​A DRAPLVT esteve presente no Encontro Maçã de Alcobaça IGP – Qualidade, Inovação e Sabor, que decorreu no dia 9 de novembro, na Sala das Conclusões, no Mosteiro de Alcobaça.

O Encontro promovido pela Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça ​- APMA, debateu temas como “o futuro do sector frutícola e tendências de consumo”, “o sabor na satisfação do consumidor”, e distinguiu personalidades do sector e empresas que têm contribuído para o sucesso da fileira Maçã de Alcobaça, bem como para o sector hortofrutícola nacional.

"Com uma abrangência regional de Leiria a Torres Vedras, correspondendo á área geográfica da Indicação Geográfica Protegida - IGP, os associados da APMA são responsáveis por um volume anual de negócios superior a 40 milhões de euros e pela criação de cerca de 2500 postos de trabalho. Os indicadores de crescimento do setor são também justificados pela aposta de gestão de uma marca coletiva, a primeira e a mais importante em Portugal no sector das frutas e legumes e pela aposta a cerca de 30 décadas num regime de produção ambientalmente responsável e amigo dos ecossistemas naturais, em normas de Produção Integrada, ou seja, um processo produtivo que assenta num modelo inovador e racional na utilização dos recursos, através do qual a proteção do meio ambiente e do consumidor é a prioridade.

Dada a relevância do setor na promoção da economia local e na fixação das populações, o associativismo é um dos principais pilares estratégicos para o dinamismo da atividade, representando esta associação e esta marca coletiva Maçã de Alcobaça IGP, 19 organizações e agrupamentos de produtores e 4 organizações em fase de adaptação. O desenvolvimento sustentável da fruticultura é uma das metas principais da APMA, apostando a Associação em quatro princípios produtivos: elevado grau de modernidade e conhecimento nas explorações frutícolas, produção de sabor, equilíbrio ambiental e produção de frutos com segurança alimentar.

Produzida sob um "saber fazer" secular, passado entre gerações de fruticultores e segundo tecnologias eco-culturais que permitem uma qualidade superior, a Maçã de Alcobaça IGP teve na campanha passada que agora queremos reconhecer, uma das suas melhores de sempre, quer no panorama nacional quer na exportação."

​Fonte: APMA